Dicas de Saúde 18 de Dezembro de 2018

Como cuidar da saúde cardiovascular no verão

É no último mês do ano que uma das estações mais aguardada finalmente chega: o verão. Nos dias mais quentes, sentimos vontade de sair da rotina e realizar atividades ao ar livre. Buscar entrar em forma apenas para a estação, abuso de drinks refrescantes e deixar a dieta para segundo plano são práticas comuns nessa época do ano e que podem aumentar os riscos de complicações na saúde do coração.

As pessoas que devem estar mais atentas são os idosos, hipertensos, obesos, tabagistas e diabéticos. É preciso prestar atenção nas refeições no verão, escolham alimentos que ajudem a manter o colesterol baixo, para impedir a formação da aterosclerose, que são as placas de gordura formadas dentro dos vasos e impedem a boa circulação sanguínea.

Antes de correr atrás do tempo perdido e entrar em forma para pegar praia e piscina, é recomendado a realização de um check-up para garantir que as atividades físicas sejam benéficas e que não sobrecarreguem o coração. Os atletas de verão devem ter a liberação médica antes de se matricularem nas academias.

Atenção, hipertensos!

Aos hipertensos que fazem uso de remédios, é preciso estar atento em viagens à praia. Como a pressão atmosférica da praia já é mais baixa, o uso de vasodilatantes podem causar uma queda brusca na pressão, por isso, faça uma consulta ao cardiologista antes de sair para as férias.

Aproveitando o calor

Faça atividades físicas nos horários em que o sol esteja mais fraco, na parte da manhã ou no começo da noite. Inclua bebidas como chá verde, água de coco e sucos naturais para manter a hidratação nos dias quentes, além de muita água. Mantenha as atividades físicas leves por, pelo menos, duas vezes na semana.

Essa é a melhor época do ano para aumentar o consumo de frutos do mar: os peixes, ricos em proteínas e pouco calóricos, estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares. Aposte em salmão, trutas e bacalhau.

E não esqueça de descansar! O ideal é ter entre seis e oito horas de descanso por noite.

Seguindo essas dicas, com a consulta ao cardiologista em dia, você está pronto para curtir o verão sem colocar em risco a saúde do seu coração.

Sobre o especialista: Dr. Elcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede Dor - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Fonte: Portal Jornal Dia Dia  

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ