Dicas de Saúde 30 de Outubro de 2018

Quer mais saúde nas refeições? Então coma mais devagar

Novo hábito auxilia na prevenção de doenças e ajuda a manter a saúde em dia

O tempo está curto e o horário de almoço precisa ser dividido com a refeição, ida ao banco, resolver um problema pessoal ou aproveitar o tempo para colocar em dia aquele seriado que você tanto gosta. Mas, como já dizia sua mãe: comer rápido não é bom! E ela tem toda a razão!

Uma refeição feita às pressas pode acarretar em alguns problemas de saúde, entre eles, barriga inchada, ganho de peso, aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas, má digestão, entre outros. Além disso, uma refeição apressada pode ocasionar na má absorção dos nutrientes dos alimentos, mesmo que ele se alimente bem. Por isso, está na hora de você rever os seus hábitos e melhorar sua saúde e bem-estar e o Viver Bem Unimed te dá algumas dicas para você aproveitar melhor suas refeições.

A primeira coisa a fazer é dedicar, pelo menos, 20 minutos para suas refeições e para isso, procure um lugar calmo, tranquilo e sem muito barulho. Evite distrações, como TV, uso de celular, comer na mesa de trabalho. Aproveite o seu momento, aprecie sua refeição!

Corte os alimentos em pedaços menores, assim, você facilita o processo de mastigação e digestão. Além de comer mais tranquilamente. A cada garfada, exercite o pensamento de saber se já está satisfeito, pois nosso cérebro leva cerca de 15 minutos para enviar a mensagem de saciedade para o corpo, por isso, coma devagar.

Mastigue cerca de 20 a 30 vezes cada garfada. Isso irá fazer com que você aprecie os sabores e texturas de cada alimento, levando à uma boa experiência gastronômica. Além disso, comece sua refeição, ingerindo os alimentos mais sólidos no início, pois é uma boa técnica para prologar o tempo da sua refeição.

Enfim, uma refeição feita com mais tempo ajuda a diminuir o acúmulo de gordura abdominal, evita o aparecimento de distensão abdominal e da sensação de enfartamento, melhora a digestão, faz com que o estômago trabalhe menos, pois você já envia a comida bem mastigada, te deixa mais sociável e tranquila, caso a comida demore a chegar no restaurante e seu bolso irá notar a diferença, pois você irá apreciar mais as refeições e evitar desperdícios e exageros.

Fonte: GloboEsporte.com 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ