Notícia 29 de Janeiro de 2018

Comer peixe uma vez por semana faz crianças dormirem melhor

 As chances de ter um sono de qualidade e um QI mais alto são maiores para as crianças que consomem peixe ao menos uma vez na semana, aponta estudo recente da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). No artigo, os pesquisadores ressaltam que o peixe é um alimento importante para uma dieta saudável por ter baixo teor de gorduras saturadas, ser rico em vitaminas, proteínas e minerais e, principalmente, ômega 3.

Para eles, o ômega 3 é o principal responsável pelos efeitos positivos do consumo de peixe. No estudo, dados de 541 crianças entre 9 e 11 anos foram coletados através de questionários em que revelavam quantas vezes consumiram o alimento nos últimos meses. Depois, elas fizeram um teste de QI e os pais responderam a perguntas sobre a qualidade de sono delas, como duração e número de interrupções.

Comparado às crianças que "raramente" ou "nunca" comiam peixe, aquelas que consumiram o alimento pelo menos uma vez na semana pontuaram 4,8 a mais no teste de QI e as que relataram comer peixe de vez em quando, fizeram em média 3,3 pontos a mais. Elas apresentaram maior qualidade de sono.

Os pesquisadores ressaltaram que as descobertas são um incentivo para acrescentar mais peixe à dieta da família. Outras pesquisas mostraram que os ácidos graxos ômega-3 (gordura poliinsaturada), encontrados principalmente no salmão e na sardinha, são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina e na prevenção de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. Além disso, também ajudam a aumentar o HDL, conhecido como colesterol bom. Ele funciona como uma espécie de faxineiro, absorvendo a gordura das artérias e conduzindo-a de volta ao fígado, onde é eliminada.

Se você está preocupado com os riscos de alergias, a recomendação dos especialistas é que essa proteína seja oferecida aos poucos, logo no início da introdução alimentar, que deve começar aos 6 meses de vida. Isso porque, caso a criança apresente alguma reação, fica mais fácil identificar o que causou o problema. Opte pelos que não tem espinha e limpe bem.

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ