Dicas de Saúde 24 de Março de 2015

Reduza os níveis de colesterol e triglicérides das crianças

A cada dia aumenta a quantidade de crianças com níveis elevados de colesterol e triglicérides sanguíneos. Este problema, que antigamente preocupava apenas os adultos, agora faz parte do dia a dia de muitas crianças brasileiras.
 
A rotina das crianças mudou muito, assim como os seus hábitos alimentares. Antigamente, comiam-se mais frutas, verduras e as refeições eram preparadas na hora. Em contraposição, hoje em dia, os alimentos congelados e embutidos fazem parte do prato da criançada: hambúrgueres, nuggets, linguiça, salsicha, pizzas, dentre outros.
 
Outra mudança é a falta de atividade física. Antes, as crianças brincavam de correr, pular corda ou jogar bola. Hoje, o sedentarismo tomou conta e os pequenos só assistem televisão, jogam videogame ou ficam no computador e, na maioria das vezes, beliscando guloseimas.
 
Então, o que fazer?
 
É preciso se reorganizar. A maioria das mães, pais e responsáveis trabalham fora, chegam em casa e querem preparar uma refeição rápida, porém precisa ser nutritiva.
 
A mudança terá que partir dos responsáveis, na hora de comprar, evitar comprar bolachas recheadas, bombons, salgadinhos, refrigerantes, etc. Procurar consumir frutas, bolachas sem recheio, leite, iogurtes, queijo branco e opções mais saudáveis.
 
Quanto ao sedentarismo, procure levar seu filho para fazer atividades ao ar livre, mesmo que seja apenas alguns dias da semana. Se puder coloque-o para fazer um esporte: natação, futebol, judô, ballet, aulas de circo, o que ele gostar mais. Incentive-o a andar de bicicleta, dançar, pular corda ou outras atividades que o façam mexer o corpo.
 
Está na hora dos pais darem uma atenção maior para a saúde dos seus filhos. Algumas mudanças no dia a dia podem fazer muita diferença e, no futuro, o seu filho irá lhe agradecer.
 
 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/12890-reduza-os-niveis-de-colesterol-e-triglicerides-das-criancas 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ