Dicas de Saúde 10 de Junho de 2019

Dieta nas Festas Juninas é possível?

Comer é muito mais do que ingerir nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Tem relação com nossa história, cultura e religião. Um grande exemplo são as festas em comemoração aos dias de Santo Antônio (13 junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), as tradicionais Festas Juninas.

A região Nordeste tem algumas das maiores Festas Juninas do Brasil, como as de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Há todo um folclore expresso nas músicas, coreografias, roupas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas.

A alimentação é o ponto alto da festa, com pratos e bebidas típicas de cada região: doce de abóbora, cocada, cuscuz, canjica, bolo de aipim, arroz doce, batata doce, espiga de milho, pinhão, queijo coalho, cachorro-quente, salsichão, churrasquinho, pamonha, caldo verde, sopa de ervilha, quentão.

Mas como “sobreviver” às festas sem prejudicar a dieta, o controle de peso e o desempenho esportivo?

Não será uma saída da dieta que colocará todo seu planejamento a perder. Negocie. Organize a alimentação no dia do evento, faça as demais refeições regularmente e não deixe de treinar. Se vai comer mais, aumente seu gasto energético. Escolha o que realmente vai te dar prazer e controle a quantidade, evite exageros e compulsões. Cuidado com o pensamento “tudo ou nada”. Equilíbrio sempre!

Algumas preparações que possuem alta densidade calórica são salsichão, caldo verde (com linguiça), queijo coalho, pastel frito e grande parte dos doces (canjica, arroz doce, bolo de aipim, cuscuz, paçoca…). Por outro lado, há preparações salgadas com menor densidade energética, como milho (sem manteiga), churrasquinho, cachorro quente, pipoca, pinhão, caldinho de feijão (sem torresmo).

Em relação às preparações doces, escolha uma de sua preferência, coma com moderação e limite a porção. Depois da festa, retome o controle e o programa alimentar e não perca o foco. Não será uma escapulida da dieta que colocará tudo a perder. Saiu, retome.Evite acrescentar leite condensado, creme de leite, manteiga e frituras. Nos salgados, substitua carnes gordas (paio, linguiça, queijos) por carnes mais magras e preparações fritas por assadas.

Fonte: Eu Atleta

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ