Dicas de Saúde 13 de Fevereiro de 2019

Alimentação saudável pode prevenir o diagnóstico de diabetes

A maioria das pessoas já sabe que alimentação saudável ajuda no combate de doenças crônicas, além de prevenir diagnósticos mais sérios. É o que acontece com os pré-diabéticos. Nesse caso, é necessário consumir alimentos naturais, com baixo teor de açúcar, para evitar a que a doença evolua para o tipo II. Um cardápio adaptado e a prática de exercícios físicos são fundamentais para evitar o uso de medicamentos para controlar o pré-diabetes. Vale lembrar que os principais produtos que trazem benefícios para a saúde são verduras, frutas, legumes, castanhas, cereais, carnes, ovos, entre outros.

FIQUE LIGADO

É preciso evitar o consumo de comidas ultraprocessadas, que são ricas em concentrações de gordura, sódio e açúcar. Essa é a primeira recomendação do Guia Alimentar indicado pelo Ministério da Saúde para a população brasileira. A Sociedade Brasileira de Diabetes recolheu dados que estimam que 40 milhões de brasileiros encontram-se no estágio pré-diabético, isto é, contam com elevado nível de glicemia (em jejum), que varia de 100 a 125 mg/dl. Dentre esse total, 25% pode chegar a desenvolver o diabetes tipo II.

O Brasil consome, atualmente, 50% a mais de açúcar do que seria o aceitável. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, cada brasileiro, por dia, chega a consumir 18 colheres de chá do produto, sendo que o recomendável seria, no máximo, 12 colheres. Claramente tal ação impacta diretamente no número de casos de diabetes nos últimos anos.

ALIMENTAÇÃO PRÉ-DIABETES

Alimentos já citados anteriormente, como verduras e legumes, são fundamentais na dieta do pré-diabético. Além disso, as opções que contêm fibras fornecem determinados nutrientes e uma quantia baixa de calorias, o que favorece não só o tratamento contra o diabetes como também contra a obesidade e outras doenças crônicas.

Os pré-diabéticos devem priorizar o consumo de água, chás, sucos e leite ao invés de refrigerantes e bebidas lácteas. Também, não é indicado trocar comida saudável caseira, feita na hora (sopas, saladas, caldos, arroz, feijão, refogados de legumes, verduras, tortas, molhos, macarronada e farofas) por opções já prontas (macarrão e sopa instantâneos, pratos congelados que vão direto ao micro-ondas, sanduíches, frios e embutidos, molhos industrializados, maioneses, misturas prontas para tortas, entre outros alimentos).

Fonte: Jornal do Commercio Online  

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ