Dicas de Saúde 13 de Fevereiro de 2019

Natureza é essencial para o desenvolvimento da criança

Relação com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais.

Em meio à uma era tecnológica é difícil não encontrar hoje uma criança conectada a celulares, tablets e notebooks. Por mais que tal comportamento tenha se tornado cada vez mais comum, é importante fazer o questionamento se o uso do equipamento eletrônico está fazendo bem ao pequeno ou se está apenas roubando-lhe o tempo.

Atualmente muitos fatores externos contribuem para que as crianças cresçam em um mundo distante do contato com o que é natural. Entre tantos motivos, a expansão urbana se destaca, afinal, a grande maioria das pessoas vive nas cidades. No Brasil, pelo menos 80% da população mora em áreas urbanas e nesse contexto as crianças crescem em meio à selva de pedras, cercadas por prédios, paredes e muros.

Há quem acredite que a globalização não interfira no crescimento de uma criança, mas qualquer distância que ela tiver da natureza pode ser prejudicial à saúde.

"O fato das crianças viverem emparedadas, em uma rotina em que ela fique fechada e consista apenas em ir para casa, escola e shopping, por exemplo, pode causar sérios problemas como: hiperatividade, obesidade e até casos de miopia" conta Maria Isabel Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

Partindo deste princípio o jornalista, pesquisador e co-fundador do Children & Nature Network criou o termo Transtorno do Déficit de Natureza para se referir aos impactos negativos que a falta do contato com o mundo real pode causar na vida dos pequenos.

Mas, mais importante do que ressaltar como pode ser prejudicial a falta da natureza no cotidiano de uma criança, é preciso apontar quantos benefícios o contato com o meio ambiente pode trazer e ajudar no crescimento. "Os benefícios variam de acordo com a idade, mas em contato com a natureza a criança desenvolve o brincar mais criativo e autêntico e descobre dentro de si o que a motiva", esclarece Isabel.

O simples fato da criança brincar ao ar livre em quintais, jardins e parquinhos, por exemplo, pode trazer melhorias em aspectos físicos, desenvolvendo uma capacidade motora, mentais, emocionais e até espirituais, por perceberem que fazem parte de algo maior.

Estar em comunhão com o meio ambiente e entender o que ele significa pode trazer tranquilidade e inspiração para os pequenos. "A natureza é o espaço de pertencimento da criança, é ali que ela vai explorar os sentidos, descobrir o novo, aprender brincando e observando e evoluir como ser humano", acrescenta.

Mas para a criança desenvolver o gosto por brincar na natureza, ela precisa receber um estímulo. "Os pais e os educadores são referência e por isso precisam inspirar no filho, e aluno, essa admiração pela natureza, por brincar ao ar livre. Desta forma nascerá a paixão na criança e o respeito pelos bens naturais", revela Isabel.

Pensando em passar o amor pela natureza à filha, a empresária Juliana Diniz dedicou-se desde a gravidez em incluir a pequena Maria em atividades em contato com o meio ambiente. "Quando eu engravidei, fazia trilhas e passeios para observar aves, então antes mesmo dela nascer ela já tinha o contato com o natural", conta.

E quando a filha veio ao mundo, o contato com o mundo verde só aumentou. "Eu levava a Maria no Jardim Botânico, colocava um paninho no chão e ficávamos na grama". E se engana quem pensa que a Juliana deixou de ir para o mato à procura das aves. "Comecei a levá-la junto comigo, meu tipo de atividade ao ar livre mudou um pouco em função do horário, mas não deixei de ir para o mato, levo a pequena comigo", conta.

Aonde a Maria vai ela rouba a cena! Curiosa e apaixonada pelas matas, a menina de quatro anos já sabe identificar diversas aves e já visitou diferentes ambientes, incluindo a floresta Atlântica e Amazônica, e todo esse contato só faz bem pra ela. "Esse contato desperta o lado bom nas crianças, traz conhecimento e estimula o tato, audição e visão, eu acho que acalma a criança e só traz benefícios", afirma a mãe.

Além da natureza ser importante para a saúde da criança, a criança é essencial para a saúde da natureza. Afinal, elas são como sementes que, no futuro, germinarão e florescerão. Por isso, desde pequenos, precisam compreender o papel do meio ambiente na vida cotidiana. Desta forma, irão cuidar proteger e preservar todos os bens naturais e garantirão o próprio bem-estar.

Fonte: G1 - Globo  

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ