Notícia 21 de Setembro de 2018

Unimed Barra Mansa realiza evento de prevenção à obesidade

A Unimed Barra Mansa promoveu, no Clube Municipal, o evento “O que temos além do peso? Encontro sobre Obesidade”, reunindo especialistas para debater as causas, as melhores formas de prevenção e tratamento. Realizado no sábado, 15 de setembro, a mesa redonda contou com as participações do Diretor-administrativo da Unimed e ginecologista Dr. Ivan Bueno de Araújo; da endocrinologista Clarissa Raposo; do nutrólogo Rafael Iazzetti; da psicóloga Marcela Lorencini; do educador físico Rogério Ribeiro e da nutricionista Priscila Lourenço. A ideia da mesa redonda surgiu de uma cena que o Dr. Ivan presenciou em uma cafeteria. Um pai e um filho com sobrepesos diantes de uma vitrine repleta de guloseimas. “Esse é um problema mundial. E após presenciar a cena, nossa diretoria resolveu juntar esses especialistas e organizar esse evento para que as pessoas pudessem se conscientizar e saber como se prevenir.” Além disso, o evento também estava diretamente alinhado com o Calendário de Ativação Nacional da Unimed do Brasil, dentro do macrotema “Alimentação”, trabalhado durante o mês de Setembro.

Aproximadamente 80 participantes foram recebidos com um café da manhã e também participaram de um breve alongamento, comandado pelo educador físico Rogério. A endocrinologista Clarissa Raposo foi a primeira a falar definindo o que é obesidade, mostrando que é um problema crescente no país, principalmente entre os jovens. “Dados de 2018, mostram um aumento de peso de 110% entre os jovens brasileiros. Somos o 5º lugar no ranking mundial em obesidade. A forma mais eficaz de conseguirmos melhores resultados é com uma abordagem multidisciplinar para prevenção e tratamento.” O nutrólogo Rafael Iazzetti destacou o aspecto genético, explicando a diferença entre homens e mulheres e quais os motivos que, por exemplo, mulheres têm mais tendência a engordar do que homens. Rafael mostrou que vários motivos levam as mulheres a engordar, como alteração hormonal, causas emocionais, etc. “É necessário uma mudança de comportamento radical do paciente. Sabemos que é difícil, complicado, demorado, mas o resultado é impactante para todos.”.

Em sua palestra, a nutricionista Priscila Lourenço resumiu o tema do evento, explicando como o nosso peso é formado; deu dicas de como podemos perder peso, mostrando os alimentos que nosso corpo precisa e demonstrando que é necessário um equilíbrio entre eles. “Precisamos aprender a comer. Nosso corpo precisa de todos os nutrientes, mas o fundamental é ter consciência da quantidade de cada alimento. Todos são necessários e cada um tem a sua função no processo de emagrecimento”. A psicóloga Marcela Lorencini salientou a importância de organizarmos nossos pensamentos e comportamentos. “Se eu mudar o meu pensamento eu mudo a forma de pensar o meu corpo.”, esse é o pensamento que todos que pretendem emagrecer devem ter, acredita Marcela, que também abordou os muitos pensamentos que levam uma dieta ao fracasso. O educador físico Rogério Ribeiro finalizou a mesa redonda explicando um pouco sobre obesidade, massa muscular e gordura e o que podemos fazer para melhorar. “A dupla dieta e exercício físico, seja ele qual for, é a receita infalível para qualquer perda de peso. Não existe um melhor que o outro, o importante é trabalhar o corpo.” Após a mesa redonda, foram sorteados vários brindes aos participantes.

/

/

/

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ