Dicas de Saúde 20 de Fevereiro de 2018

Obesidade deve ser tratada já na infância

 

De acordo com Marcela Tardioli consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a conscientização dos pais sobre os riscos e consequências do sobrepeso para o futuro das crianças e sobre as formas mais adequadas de evitar o ganho de peso é fundamental para a reversão do quadro atual do crescimento da obesidade.

No caso das crianças, dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) apontam que esse quadro pode estar relacionado com sedentarismo, peso ao nascer, aleitamento materno, obesidade dos pais e fatores do crescimento. "A família deve ficar atenta também a comportamentos que possam causar distúrbios alimentares, como ansiedade e depressão na adolescência", diz a especialista.

Um estudo publicado pelo jornal Obesity Journal - Pediatric Obesity em 2017, realizado com 126 pessoas em Seychelles, no Oceano Índico, com avaliações feitas entre 1991 e 1998, repetidas entre 2002, 2008, 2010 e 2011, mostrou que a infância e a adolescência são os períodos mais importantes para promover a perda de peso saudável. Um ponto importante é que fatores que geram a obesidade (como sedentarismo, por exemplo) podem ser modificados nesta fase da vida com a introdução de novos hábitos que contribuam para a diminuição de peso antes de gerar doenças associadas que dificultem o tratamento.

Segundo a nutricionista, o tratamento da obesidade deve ser acompanhado por profissionais de saúde, como nutricionista, médico e psicólogo. "As famílias devem evitar introduzir dietas restritivas na rotina das crianças ou adolescentes sem orientação, já que isso pode comprometer o desenvolvimento do organismo, além de poder originar compulsões alimentares. "O ideal é diminuir progressivamente as calorias consumidas, levando em consideração a qualidade dos nutrientes, e não exagerar nas quantidades. Uma alimentação equilibrada, atividade física e apoio da família são caminhos para a perda de peso e melhora da qualidade de vida das crianças", diz.

O tratamento da obesidade pode ser realizado de diversas formas. Entre as alternativas estão:

Reeducação alimentar: adoção de uma dieta balanceada, que forneça todos os nutrientes em quantidades suficientes, sem excessos.

Diminuição progressiva das calorias: dietas muitos restritivas não são recomendadas nestes casos. O ideal é diminuir progressivamente as calorias, levando em consideração a qualidade dos nutrientes.

Entender a importância de cada refeição: café da manhã, almoço e jantar são as principais refeições do nosso dia e não podem ser substituídas por alimentos que tragam maior teor calórico e menor valor nutricional. Já os lanches podem ser mais leves, compostos por bolachas, frutas, pão.

Horários e frequência das refeições: o nosso organismo também apresenta um "relógio" e a criação de uma rotina com horários para as refeições contribui para um melhor funcionamento do intestino, por exemplo. Também evita que a pessoa fique longos períodos sem comer.

Tratamento farmacológico: na ausência de todos os outros tratamentos e somente com acompanhamento médico especializado. É indicado exclusivamente em último caso.

 

Fonte: Jornow 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ