Notícia 31 de Janeiro de 2018

Você sabe mesmo quantas horas deve dormir por noite?

 Obesidade, acidente vascular cerebral, hipertensão, dor de cabeça, cansaço, estresse, depressão, declínio cognitivo, incapacidade de manter-se concentrado, distúrbios hormonais (leptina, hormônio da saciedade; GH, hormônio do crescimento; e no TSH, da tiroide), ansiedade, demência.

Essas são algumas das consequências mais graves de um dos maiores males da sociedade atual: as poucas horas de sono. A privação do sono é um dos maiores atentados para a saúde e poderá, num futuro mais ou menos próximo, ser a causa e consequência de um sem fim de patologias que tiram saúde e qualidade de vida.

Mas, quantas horas temos mesmo de dormir todas as noites para prevenir estes e outros males?

As suficientes para o organismo funcionar corretamente, mas tudo depende da idade que se tem e dos hábitos diários que fazem parte da rotina - sendo já certo e sabido que tomar café tarde, os jantares com alimentos pouco ou nada saudáveis, as dietas desequilibradas, o sedentarismo, o uso de dispositivos móveis à noite e a falta de horários são também impulsionadores das noites mal dormidas.

Como destaca a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, os adultos (com idades entre os 26 e os 64 anos) devem dormir entre sete a nove horas por noite, a mesma quantidade e tempo que os adultos jovens (entre os 18 e os 25 anos), diz a BBC. Os idosos (65 anos ou mais), por seu turno, podem dormir um pouco menos, entre sete a oito horas por noite.

No que diz respeito aos menores, são os bebês entre os zero e os três meses os que mais necessitam de dormir: 14 a 17 horas por noite. Seguem-se as crianças com um e dois anos, que devem ter uma rotina noturna que assegure entre 11 a 14 horas de sono e as crianças em idade escolar (entre os seis e os 13 anos), que devem dormir, em média, entre nove a 11 horas por noite.

Os adolescentes entre os 14 e os 17 anos devem dormir pelo menos oito horas por noite, podendo chegar às 10 horas de sono também.

Fonte: Portal Notícias ao Minuto

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ