Dicas de Saúde 12 de Maio de 2016

Menos sal e mais tempero

 

Consumir sal demais – todo mundo sabe – pode causar aumento da pressão arterial. A hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde, é a responsável por 50% dos infartos, 80% dos AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal.

Uma forma fácil de prevenir a doença é cortar a quantidade de sal na comida. Mas você não precisa comer aqueles pratos sem graça por causa disso. Abaixo, veja alguns temperos que ajudam você a consumir menos sal e a dar mais sabor aos pratos.

Alho

Sabe aquele cheiro de alho que impregna nas mãos, na boca, na vida? Pois é exatamente nele que estão as principais características desse tempero. O odor do alho é formado por compostos que contêm enxofre, e ele é bom para o tratamento de resfriados, infecções pulmonares e digestivas.

Alecrim

A planta possui um óleo volátil – a rosemaricina – que melhora a circulação, estimula a digestão e possui um leve efeito diurético.

Canela

É um alimento termogênico. Assim, aumenta o metabolismo e auxilia na perda de peso. Além disso, ela é usada para tratar náusea, vômito e problemas digestivos. Já o óleo de canela contém eugenol, substância que tem uma leve ação sedativa e ajuda a relaxar a musculatura.

Cominho

Cientistas de Israel identificaram no cominho uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Cominho também é rico em cálcio e vitaminas B1 e B2 – por isso, é bom para o fígado.

Cebolinha

Aquelas folhinhas em formato de tubo contêm propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.

Coentro

Muito usado para temperar peixes, o coentro contém os flavonoides (antioxidantes) linalol, pineno e terpino, que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas. A semente do coentro é rica nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.

Louro

Aquela folhinha que você coloca para temperar o feijão estimula os sucos digestivos. O louro contém fitonutrientes, que previnem dores de cabeça.

Manjericão

Quem diria que aquele verdinho em cima da pizza margherita teria tantas propriedades! O manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) e diminui a formação de gases. E ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.

Noz-moscada

A erva, de cheiro e sabor bem fortes, é rica em miristicina e, por isso, é usada nos remédios para náusea, má digestão e cólica.

Fonte: Superinteressante 

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ