Notícia 23 de Março de 2015

Água é vida: Dia Mundial da Água!

A água é elemento vital que diferencia o nosso planeta dos outros. E foi justamente na água dos oceanos que, há mais de três bilhões de anos, surgiram as primeiras formas de vida. 
 
Porém, o aumento da população mundial e a poluição são fatores comprometedores ao uso da água, que pode acabar se não forem tomadas medidas para seu uso sustentado e garantia da sua renovação. Nesse início do século 21, a expectativa é que cerca de um terço dos países do mundo sofrerá com a escassez permanente de água. Isso porque, desde 1950, seu consumo em todo o mundo triplicou. 
 
Para que a água continue sendo potável e suficiente para todos, a população precisa se conscientizar da importância dela para as suas vidas e mudar seus hábitos. A água não é um bem de consumo, e não deve ser tratada como tal. Na verdade, é um recurso natural, essencial para a vida e cada vez mais ameaçado. 
 
A maior parte da água doce existente no mundo está concentrada em apenas 19 países. E o Brasil é uma das nações privilegiadas, pois possui 13,7% da água doce do planeta, embora sofra com o problema de concentração dos mananciais: 70% do recurso está na região Norte. 
 
O consumo de água em nosso país divide-se da seguinte forma: 70% destinados à agricultura, 10% em uso doméstico e 20% em uso industrial, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. 
 
No item que está ligado diretamente a nós consumidores, o uso doméstico, boa parte do desperdício em nosso país concentra-se nos vazamentos escondidos, descargas soltas ou antigas e na falta de racionalização do uso. 
 
Já a poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos no Brasil. 
 
VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, FAÇA A SUA PARTE!
 

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 
 
 
 
Fonte: http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=63952&cd_secao=63939&cd_materia=367
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm
 
Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ