Dicas de Saúde 05 de Dezembro de 2014

Fim de ano sem exageros

O fim do ano é uma das épocas mais esperadas pela maioria das pessoas. Afinal, o clima de Natal, a entrada de um novo ano e a chegada das férias trazem sempre um sentimento de renovação, de novas expectativas e sonhos. Também é um período de muitas festas, muitos encontros e comemorações.  O difícil é em meio a tantas tentações – que incluem frutas, aperitivos, passando por pratos salgados regados de muitas carnes e massas, além de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas - conseguir ficar firme e se manter na dieta. 
 
Confira algumas dicas para não “enfiar o pé na jaca”:
 
Uma opção mais saudável
Quem deseja passar as festas de fim de ano sem ficar se privando dos melhores momentos, também pode optar por preparar uma ceia com pratos mais leves. O maior problema das ceias natalinas ou de ano novo são os molhos que costumam acompanhar, principalmente, as saladas. A dica então é optar por pratos mais secos como o arroz à grega, que é tradicional, escolher uma carne mais magra e uma salada agridoce, incrementada com pedaços de frutas.
 
Exagerei, e agora?

Se mesmo com todas as nossas dicas você ainda achar difícil conseguir se controlar e não abusar, não se sinta culpado, porque existe solução. Uma dica é no dia seguinte procurar fazer uma alimentação mais leve e fracionada. Por isso, comer de duas em duas horas será indispensável. Também é importante dar preferência a alimentos mais leves e frutas diuréticas, como a melancia, que é uma boa opção para se sentir renovado no dia seguinte. Além disso, as frutas ajudam a repor as vitaminas e os minerais do organismo.
  
Cuidado com a intoxicação alimentar e a desidratação
 
Além do exagero na alimentação, também é comum as pessoas misturarem muitos tipos de alimentos e até provarem variedades diferentes. Nestes casos, pode acontecer de a pessoa sofrer uma intoxicação alimentar ou mesmo, no dia após as comemorações, não se sentir tão bem. Outra preocupação é quanto à desidratação, que devido aos dias quentes, com bastante sol, é muito comum nesta época do ano. Alguns sinais que podem sugerir uma desidratação incluem lábios secos, dor de cabeça, náuseas, suor excessivo, febre, vômito, diarréia e mal estar. A melhor forma de evitar a desidratação do organismo é ingerir muito líquido, que pode ser em forma de água, sucos, chás e frutas.
 
 
 
 
 

  

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ