Notícia 19 de Novembro de 2014

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

 Atenção mamães, papais e responsáveis! A campanha para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, começou sábado, dia 8 e vai até dia 28 de novembro.

Crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.
A vacinação está sendo realizada nos postos fixos e móveis do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados por todo o país. A expectativa é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças. Para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativa da poliomielite (VIP), que é injetável.
Poliomielite - Em março de 1989 foi notificado o último isolamento no Brasil do poliovírus selvagem, responsável pela paralisia infantil, no município de Souza, na Paraíba. Considera-se que há risco de introdução do poliovírus selvagem no país, dada a possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos, dos que restabeleceram a transmissão, ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas com baixas e heterogêneas coberturas com a vacina oral poliomielite.
Sarampo - O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Os últimos casos de contágio de sarampo entre pessoas da mesma região no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva.
Calendário vacinal em suas mãos - O Ministério da Saúde acaba de atualizar o aplicativo “Vacinação em Dia” para tablets e smartphones lançado em 2013. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal. Na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem. A atualização no Android, versão 2.2.3 ou superior, já está disponível no Google Play.
 
Confira a tabela de vacinação:
 
 

 

Fonte: Blog da Saúde com informações da Agência Saúde, Ministério da Saúde

Unimed Barra Mansa
Rua Juiz Antônio Cianni, n°55 Centro
Barra Mansa - RJ